sábado, 29 de janeiro de 2011

DISTÚRBIOS ALIMENTARES E SAÚDE

Meninas,

Depois de ter engordado uma média de 30 quilos em 5 anos confesso que a preocupação com minha saúde tem me tirado um pouco o sono estes dias ... não que eu estivesse satisfeita com o meu peso antes dessa semana, mas simplesmente estava em paz comigo mesma, esperando recuperar o tempo perdido ou melhor, perder peso com o tempo. Entretanto, apesar de estar sob efeito de forte disfunção hormonal sei que a maior culpada de tudo sou EU MESMA. Vou dar um conselho sábio a vocês... cuidem de sua saúde e não percam controle da alimentação caso comecem a engordar. Não se descuidem como eu fiz, pois se perder 10 quilos é difícil, garanto que perder 30 é muito muito mais!
O que mais tem me deixado triste é não ter tido essa consciência antes, não ter "colocado o pé no freio" sabe? Agora ficou muito mais difícil pra mim! O pior é que engordei sem nenhum motivo aparente,não tive filhos ainda, não faço uso de anticocepcionais ou qualquer outro medicamento desses que costumam fazer a pessoa engordar! Simplesmente me descuidei, não procurei um médico a tempo e não fui criteriosa com a minha alimentação.
Mais difícil que perder todas as roupas que você ama e se limitar a usar roupas folgadonas é sofrer piadinhas e críticas indelicadas da sua própria família, de mau gosto mesmo sabe? Do tipo menina, como vc táaaa gordaaaaaaaaaa... (cá entre nós amigas, será que não tenho espelho em casa? será que preciso que alguém me avise que tÔ gorda aff...) Nada demais uma pessoa dizer, pois é verdade mas algumas pessoas da minha família extrapolam minha tia esses dias me disse bem assim: "Que dia você vai voltar a ser bonita como antes?" fala sério! Além de dizer que eu tô feia tentou acabar com o meu dia né? Mas não conseguiu... rs Mais recente ainda foi um primo meu que me disse esses dias "eita que Viviane não vai caber na foto" bem no meio de uma festa. Pensem aí! Daí respondi: "Se sua língua coube na foto porque eu não vou caber?" Jogo duro com todos... incoveniência e falta de educação tem limites, não tenho que pedir permissão na prefeitura pra ser gorda tenho? Por outro lado, senti o carinho de pessoas da minha família realmente preocupadas com minha saúde, como meu padrastro, que age como um segundo pai comigo, minha irmã, minha mãe... aí o nível é outro né? Há muita diferença entre quem fala com amor e quem tá curtindo com sua cara. O verdadeiro amor se revela nesses momentos... aí você percebe quem gosta de você verdadeiramente.
Quando penso no quanto engordei penso também em outras pessoas que engordam muito ou em casos extremos, quando sofrem distúrbios alimentares ... enquanto algumas pessoas descontam toda a sua ansiedade na comida, outras querem parar de comer pois se enxergam distorcidamente enormes. Como o simples ato de comer, que deveria ser saudável e prazeroso porde acabar se tornando uma patologia.Enquanto há países na África que padecem por falta de alimento há países de super obesos como os E.U.A.
Não vejo problema em dizer: "preciso e quero muito emagrecer" mas a minha principal preocupação não é agradar ninguém além de mim mesma... meu maior foco agora é minha saúde... é buscar envelhecer com qualidade de vida, pois todo hábito alimentar errado na juventude será duramente sentido na terceira idade. É hora de ligar meu "pisca-alerta" meninas. Nunca tentei dietas, nem tomeis remédios para emagrecer.... pode ser que eu tente... mas minha primeira busca será por uma reeducação alimentar.

Fechando o post deixo aqui minha homenazem a modelo,Isabelle Caro de 28 anos, que morreu recentemente após travar uma dura luta contra a anorexia. Não deixa de ser chocante ver o antes e depois nas fotos... mais uma vítima da ditadura das passarelas.





Beijos cheios de saúde e felicidade para todoas! Torçam por mim!

Um comentário:

  1. Oi, Viviane,
    Vim agradecer a força e o carinho! Muito obrigada! Olha, não é fácil mudar de vida, principalmente, com relação à alimentação. É preciso ter muita força de vontade e, principalmente, se amar. Posso falar isso pra você, porque desde que deixei de trabalhar, há 3 anos, ganhei muuuitos quilos...no começo, eu nem liguei. Agora, está bastante complicado pra emagrecer. Surgiram outros problemas e eu fiquei deprimida. O que me fez engordar mais ainda. Esse ano, resolvi que vou mudar a minha vida. Estou buscando alternativas saudáveis para as receitas que gosto de fazer e atividade física...sem pressa, mas com objetivo de ser mais saudável e feliz! Vamos nessa? Tente também. Tenho certeza de que você consegue!
    Beijos, querida!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

SUA PRESENÇA FAZ ESTE BLOG ACONTECER! BJOS ENOOOORMES!

"MIXETE" COMENTANDO...